Por um mundo melhor!

“Curso e conhecimento, eu quero!”

No interior do estado do Amazonas, em uma comunidade ribeirinha, cercada pela floresta, e também na periferia de Manaus, às margens de um lago, próximo ao rio Amazonas, existe uma realidade fascinante.

Nestes locais, ainda que distante dos holofotes, moram muitas pessoas encantadoras. Pessoas que almejam por mais do que alimentos para o corpo- almejam por conhecimento e pela transformação de suas mentes, corações, comunidades e realidades!

Mário Jorge Rodrigues é uma destas pessoas. Mário mora em uma comunidade ribeirinha próxima à base de Asas de Socorro, em Manaus. Pilotando uma canoa, ele chega à base da missão, com sua esposa, para participar de capacitações que a equipe de Asas realiza, e também recebe em sua comunidade capacitações para professores de escola bíblica, ministradas pela missionária Cida Oliveira 

O depoimento de Mário é abençoador e motivador. Ele conta:

“Um dia, me falaram de um curso que Asas de Socorro estava dando, de teologia. Eu fiz as contas para saber quanto de combustível gastaria na canoa para ir toda semana para Asas de Socorro, para ter as aulas. Resolvi que valia à pena, e já completei o curso, graças a Deus.

Curso e o conhecimento, eu quero. Quero também ser a ponte para as pessoas chegarem até aqui em minha comunidade.”

Mário é um dos muitos que Deus tem nos dado o privilégio de conhecer e abençoar-através da realização de muitos cursos de capacitação, onde a transformação pessoal e comunitária são o alvo.

Pela paz e transformação!

Ações para que o Reino de amor de Deus seja estabelecido em nós e através de nós!

Nossas capacitações e cursos são contínuos.

Um dos cursos realizados é o “Construção de Paz”, ministrado pela missionária Mara Costa.

Cerca de 50 pessoas do bairro Puraquequara, periferia de Manaus, localizado às margens do lago Puraquequara, têm participado do curso. Diante de uma realidade onde muitas vezes a paz da comunidade é roubada, pela violência e mortes, um curso sobre formas de construir a paz é uma necessidade real e latente na comunidade do Puraquequara.

“Queremos que o grupo de líderes da Vila do Puraquequara sejam capazes de dialogar sobre seus conflitos e tomarem decisões com base na cooperação; nosso objetivo é que eles
desenvolvam relações de poder saudáveis e vitais para a tão desejada paz na vida comunitária”, diz Mara Costa.

O curso sobre Construção da Paz será ministrado pela missionária Mara também em São José do Araras, interior do Amazonas- comunidade que fica cerca de 15 horas de barco de Manaus.

Depoimento de quem participou

“Hoje, eu consigo entender o lado do outro… o bate boca não resolve.”

“Com o curso, eu aprendi muitas coisas. Aprendi a como resolver conflitos, como conseguir a paz, como ter harmonia dentro da minha casa. Muitas vezes, eu batia de frente, e não conseguia entender o lado do meu esposo, e nem ele entender o meu.

Hoje, glórias a Deus, eu consigo entender o lado do outro. Consigo entender que, quando um não quer, dois não brigam. Meu esposo viu uma mudança em mim. Antes, eu era esquentada, não levava recado para casa, resolvia tudo ali mesmo… mas vi que violência gera violência. Muitas vezes, se a pessoa tiver com violência, e você chegar na paz, você vai criar uma situação de paz, você vai acalmar tudo, vai acalmar a tempestade…

A construção de paz foi um exemplo para mim. Foi um exemplo de calmaria, de tranquilidade, de apaziguar onde existe a desunião, a discórdia. Em todo canto que a gente chega, tem uma contenda, mas eu aprendi que devo orar- se eu estiver errada, que Deus trabalhe em mim; se o outro for errado, que Deus trabalhe no outro…

Meu filho também fez o curso, e se tornou uma pessoa mais tranquila, mais serena. Antes, ele batia muito de frente… o curso abre a mente, a gente descobre que a agressividade, e o bate boca não resolve. O certo é manter a calma e entender o outro, apaziguar. A gente precisa reconhecer que a gente é que tem que dar a paz, ser a paz. Eu creio que eu e minha família vamos servir a Deus.”

Natalia da Silva Almeida, aluna do curso ‘Construção de paz’

Aqui e ali

Líderes e Professores capacitados.

Ainda no bairro Puraquequara, e também na comunidade São José do Araras, tem também acontecido um curso para as lideranças locais que trabalham com as crianças, nas igrejas.

Como diz a professora e missionária Cida Oliveira, “nosso objetivo é que Jesus, através das Capacitações, opere no coração de cada um e que eles possam colocar em prática o que estão aprendendo, para que sejam também um instrumento para promover transformação”

E não parou aí. 

“Acordei às 4h da manhã ….. Quero aprender e não quero perder nada!”

Alternadamente, em São José do Araras, e na periferia de Manaus, no bairro Puraquequara, está acontecendo um seminário para líderes locais, coordenado por Elayne Manzano, e ministrado também pelos missionários Daniel Barreto, e Auricele Silva.

O objetivo do seminário é capacitar os líderes a cuidarem melhor de suas famílias, vidas, e de suas comunidades.

Nas próximas semanas e meses, ocorrerão outros módulos do seminário bíblico. São seis módulos, com um total de 12 disciplinas, de 15hs/ aula por disciplina.

Este ano, já foi ministrada a disciplina “A Pessoa do Líder”, onde foi trabalhado o autocuidado que o líder deve ter em todas as áreas (espiritual, emocional, física, familiar, sexual, financeira, educacional e comunitária).

No momento, a disciplina ‘Vida Devocional’ está sendo ministrada.

Segundo Elayne Manzano, “é impactante ver a sede dos alunos para aprender! Um deles disse: ‘acordei às 4h da manhã, trabalhei o dia todo na roça, mal passei em casa e vim pra aula. Quero aprender e não quero perder nada’”.

Bençãos do Senhor!

E assim vamos caminhando, com a graça de nosso bondoso Pai, capacitando moradores, lideranças das comunidades e professores, no estado do Amazonas.

Como diz Cida, “continuemos orando, caminhando juntos no mesmo propósito e celebrando pelas ações que Deus tem nos permitido realizar. Deus tem feito grandes coisas em nosso meio, por nós, através de nós e apesar de nós. Bendito seja o nome do Senhor!”. Aleluia!! Que assim possamos caminhar e continuar.