Um grito do piloto ..

e a conexão com a palavra que liberta.

Livre, ou Miham , em língua yanomami, foi a palavra que o piloto de Asas de Socorro, um pouco antes de acionar o motor, gritou.

Na hora em que ouvi o grito do piloto, não sabia se ele havia perguntado ou exclamado; a minha única certeza mesmo era de que, dentro de alguns instantes, decolaríamos.

Com o passar do tempo, depois de algumas viagens missionárias sendo levado até às aldeias pelos aviões de Asas, e conversando com os pilotos durante os voos, descobri que, basicamente, ao gritar LIVRE, os pilotos estavam dando um aviso para que todos ao redor do avião se afastassem, a fim de que a operação de acionamento do motor fosse feita com toda a segurança.

Deste modo, se não estivesse oferecendo risco a ninguém do lado de fora, o piloto, então, ligaria o motor, fazendo muito barulho e produzindo aquele vento, como se fosse um ventilador gigante. Um ventilador bem caro, com toda a certeza…

Passageiro

Ao entrar nos aviões, sempre achei muito interessante essa rotina na decolagem e ficava pensando que aquele grito do piloto tinha a ver de certa forma com o meu trabalho de professor da Palavra, em aldeias indígenas.

Para que tudo fique bem claro, dependendo da etnia onde o piloto e o avião estão, a palavra “livre” é traduzida para a língua local. Por exemplo, em yanomami, ele grita “miham”!

Obviamente, o intuito maior é se fazer totalmente compreendido e ter a certeza de que todos que estão próximos ao avião entendam corretamente o que o piloto está dizendo.

Afinal, do que adiantaria dar um comando tão importante, e que visa proteger a vida das pessoas, se ele não for totalmente compreendido?

O grito de Livre e eu…

Em minha vida missionária, passei por muitos momentos de pouso e decolagem, nestes mais de dez anos em que trabalho na MEVA (Missão Evangélica da Amazônia), em parceria com Asas de Socorro.

O nosso trabalho, como missionários entre povos indígenas, consiste em ministrar cursos bíblicos para a capacitação da liderança da Igreja nas aldeias com as quais a MEVA tem contato.

A necessidade de treinamento bíblico é muito grande. E, devido a todas as questões logísticas que estão envolvidas, é uma ferramenta fundamental na implantação do Reino de amor de Deus nessas etnias do extremo norte do Brasil.

Ao longo do tempo cumprindo a missão de capacitar lideranças, percebi que o nosso trabalho de compartilhar o Evangelho do nosso Senhor Jesus se parece muito com um grito de “livre”, dado pelos pilotos.

Dinamite

E sabe por quê? Uma vez bem entendida e compreendida, a mensagem do Evangelho tem um poder incrível de transformar pessoas e, consequentemente, realidades, sejam elas quais forem.

Na carta aos Romanos no capítulo 1, versículo 16, o Apóstolo Paulo diz que: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;” (ARA)

A palavra que Paulo usa para “ poder ”, no original, é δύναμις (dinamis), de onde vem também a palavra dinamite. O explosivo recebeu esse nome por causa da poderosa explosão que causa, ainda que usado em pequena quantidade.

O Evangelho , mesmo quando pregado numa cultura muito diferente, com língua, hábitos e costumes próprios, mantém seu poder impressionante.

Aparentemente, o Evangelho de Jesus Cristo parece uma história muito antiga e, de certa forma, perturbadora. Entretanto, quando produz o efeito esperado, faz dos ouvintes pessoas libertas : tanto da morte, e da angústia que ela traz, quanto do pecado, o ditador da alma humana.

E eu?

Sempre pergunto a mim mesmo o que tenho feito com o Evangelho que um dia recebi e me libertou.

É o mesmo Evangelho do qual Paulo não se envergonhava, pois ele é o poder de Deus para salvação de todo o que crê.

Hoje, LIVRES !

Os tempos são diferentes, mas a ordem de levar a única mensagem capaz de transformar homens e mulheres em pessoas verdadeiramente livres, continua.

Pode ser que seja pilotando um avião pelos céus da floresta amazônica, ou ensinando esse mesmo Evangelho aos povos que ali moram, enfim, seja como for, não há nada mais importante do que compartilhar da palavra salvadora de Jesus Cristo. A palavra que pode realmente nos tornar LIVRES!

Livres para voar, para viver uma vida plena, na companhia de nosso Senhor. Livres! Quer algo melhor?!

Que possamos compreender e ser realmente livres , abrindo caminho para que a vontade boa e perfeita de nosso Senhor se realize em nós, através de nós, e ao nosso redor!à

Escrito por Thiago Costa